GLOSSÁRIO (VOCABULÁRIO)

A
 
Abu Dhabi / ADCC Submission Wrestling World Championship – Evento que acontece de dois em dois anos e reúne os melhores lutadores especializados em lutas de chão do mundo.
Americana – Também conhecida como chave de braço, essa é uma finalização complexa normalmente obtida a partir de uma posição de controle. Uma Americana é realizada ao isolar o punho e antebraço e torcer o braço, colocando pressão no ombro.
Arm Drag – Movimento comum no wrestling amador, esse ato requer que o lutador use as duas mãos para controlar o punho ou tríceps do seu oponente e então puxá-lo para si para ganhar controle do seu lado ou costas.
Arm Throw – A ideia é ganhar o controle do braço do seu oponente e usá-lo para puxar o resto do corpo para o seu centro de gravidade e derrubá-lo.
Ankle Pick – Variação da derrubada com apenas uma perna, normalmente encontrada no wrestling. Para conseguir um ankle pick, o lutador agarra e levanta os tornozelos do oponente para fora do chão.
Árbitro – Funcionário nomeado pela Comissão Atlética e alguém completamente responsável por garantir que as regras da luta sem cumpridas e que a segurança dos atletas seja fundamental.
Arremesso – O ato de tirar o oponente do chão e jogá-lo no ar com amplitude.
Americana no pé – Uma chave de pé que envolve uma mão segurando a ponta do pé e dedos, enquanto a outra agarra o punho da mão que ataca, posicionando o antebraço na panturrilha do oponente para criar pressão deslocando o pé e o tornozelo.

B

Bodylock – Mais conhecido como ‘abraço do urso’. De uma posição superior, os braços do lutador envolvem o tronco do seu oponente e se conectam do outro lado para preparar uma derrubada.
Boxe – Esporte de combate e forma de golpes onde apenas os punhos são usados para golpear a cabeça e o tronco do oponente
Brazilian Jiu Jitsu – Desenvolvida no Brasil pela família Gracie no começo de 1900, esta arte marcial tem ênfase no jogo de chão, finalizações e no conceito de alavancas. Baseada na arte original do Jiu Jitsu no Japão.
Baiana/Double Leg – Uma das derrubadas mais populares do wrestling. Para completar esse golpe, o lutador deve suspender as pernas do seu oponente com um passo. O ombro deve ir direto no corpo do adversário, tirando seu centro de gravidade e criando uma perda de equilíbrio. Assim que esse golpe for iniciado, o lutador então usará seus braços e posição para ir em frente, impedindo seu adversário de recuperar o equilíbrio e finalizando a queda.
Bater em desistência – O ato do competidor em mostrar ao árbitro, dando três tapas no chão ou no oponente, que ele desistiu da luta.

C
 
Chave de tornozelo – A finalização acontece quando a articulação do tornozelo é atacada e super extendida.
Chave de Braço – Finalização comum que consiste no braço do oponente ser colocado entre as coxas do lutador antes de ser esticado até o cotovelo de maneira perpendicular, forçando a finalização.
Cadeado – O ato de controlar o corpo do oponente colocando as pernas ao redor do tronco. O tornozelo segura o corpo enquanto colocado embaixo do joelho, criando um formato de triangulo.
Combate – Nome alternativo para uma luta.
Catch Wrestling – Amálgama de estilos de luta como Greco-Romana, Wrestling e Catch-as-Catch-Can originadas na Inglaterra durante 1800.
Clinche – Quando dois competidores se encontram e se seguram na tentativa de exercer sua força física e ganhar controle da luta.
Cornerman – Também conhecido como ‘corner’/segundo. Fonte de suporte e conselho para o lutador durante o embate, seja um treinador, assistente ou médico.
Cruzado – Lançado a partir de uma postura reta e ortodoxa, o cruzado é um soco realizado com a mão de trás que percorre uma trajetória em curva até o alvo.
Crucifixo – Manobra com ênfase no controle do chão. Para realizar um crucifixo, o lutador irá esticar e isolar os membros do adversário com seus braços e pernas. Uma vez que o oponente não consegue se proteger, o lutador estará livre para encerrar a luta sem resistência.
Camp – Intenso periodo de treinamento, que normalmente dura de oito a dez semanas antes de uma luta. É durante o campo de treinamento que treinadores e parceiros de ‘sparring’ ajudam o competidor a se preparar para a luta.
Chute Frontal – Chute linear realizando elevando o joelho de forma reta, esticando a pena e disparando o golpe em um alvo.
Chave de cancanhar – Considerado uma das finalizações mais perigosas do esporte, esse movimento requer que o lutador imobilize uma das pernas do seu adversário e depois coloque o antebraço dele na lateral do calcanhar para torcê-lo e forçar a finalização.
Chave de juntas – Isso descreve qualquer técnica utilizada para fazer uma determinada articulação sofrer um movimento não-natural, causando dor, desconforto, lesão e, potencialmente, uma submissão.
Chave de joelho reta – Essa submissão é conquistada quando o joelho do oponente é preso pelo lutador, que então pressiona os ligamentos por trás do joelho para que seu adversário bata e interrompa a luta.
Chave de perna – Um termo geral para o ato de isolar a perna de um oponente e executar qualquer uma das possíveis submissões.
Cervical – Submissão no chão que envolve o lutador aplicando força sobre o pescoço do oponente para criar dor e desconforto, forçando o golpe.
Clinche de Muay thai – É uma tecnica muito usada no Muay Thai, onde a mão do lutador agarra o pescoço do oponente e o antebraço percorre o tórax. A outra mão também pode atacar o outro lado do pescoço do oponente, fechando as mão, controlando o movimento e disparando joelhadas.
Categorias – Divisões que separam atletas de Artes Marciais Mistas de acordo com o peso para competição.

D

D’arce Choke – Estrangulamento nomeado a partir do lutador Joe D’Arce, que costumava utilizar a técnica em competições. Também é conhecido como Brabo. Essa é um golpe que requer que o lutador tenha seu braço puxado pela axila do adversário e ao longo do seu pescoço antes de agarrar o bíceps do outro braço, formando uma conexão e o estrangulamento.
Decisão – Se uma luta vai até o seu final, a decisão será feita pelos três juízes. Os pontos serão contados e será declarado o vencedor da luta.
Dirty Boxing – Quando dois oponentes se envolvem em uma batalha em pé e escolhem segurar e controlar seu adversário com apenas uma mão enquanto disparam golpes com a outra, normalmente ganchos e cruzados.
Desqualificação – Derrota causada quando um lutador, normalmente, infringe as regras.
Duck Under – Manobra comum do wrestling realizada em pé ou em uma posição de clinch. A ideia é ganhar uma posição vantajosa sobre o oponente ao colocar a sua cabeça embaixo do cotovelo/tríceps e se mover para o lado ou para trás.

E

Estrangulamento – Termo genérico utilizado para explicar a restrição de sangue para o cérebro ou oxigênio para os pulmões como resultado da pressão aplicada sobre o pescoço do lutador.
Empate majoritário – Decisão proferida quando dois dos três juízes decidem o resultado de uma luta após sua conclusão.
Estrangulamento Norte-Sul – Uma submissão com estrangulamento obtida quando um lutador está em cima e peito com peito com seu oponente, mas posicionado em direção oposta. O lutador então envolve um dos braços ao redor do pescoço do seu oponente antes de apertá-lo para gerar a submissão.

F

Fireman's Carry – Uma queda do wrestling realizada a partir de uma posição de igualdade. Para completar o movimento, o lutador segura o braço do seu oponente e se ajoelha enquanto usa seu outro braço para golpear as pernas do adversário. Depois disso, puxa o oponente sobre seus ombros e o joga no chão.
Folkstyle Wrestling – Estilo de wrestling amador praticado nos Estados Unidos e predominante nas faculdades.
Falta – Manobra ou conduta illegal de um lutador durante uma luta.
Finalização – O ato de utilizar técnica de luta para forçar um oponente a abandonar a luta, seja nos três tapas ou outra forma.

G

Guard borboleta – Variação da guarda tradicional onde ambas as pernas são presas entre as pernas do oponente, depois mantendo o adversário dentro das coxas do lutador com as suas costas no chão.
Guarda De La Riva – Uma variação da guarda e popularizada pelo faixa preta de Jiu Jitsu Ricardo De La Riva. Para utilizar essa guarda, uma perna deve ser presa por fora atrás das pernas do oponente, enquanto o lutador que iniciou o golpe controla o tornozelo com uma mão do mesmo lado. A outra mão segura a manga do oponente.
Gogoplata – Estrangulamento complicado feito a partir da guarda que envolve um lutador usando braços e pernas para apertar o pescoço do oponente.
Gracie – Família pioneira no mundo da luta e responsável pela criação do Jiu Jitsu Brasileiro.
Grapevine – O conceito de usar as pernas e entrelaçá-las com as do adversário de forma a manter o controle da luta no chão.
Grappling – Termo geral que cobre técnicas e disciplinas utilizadas para conquistas uma vantagem sobre um oponente sem utilizar golpes.
Greco-Roman Wrestling – Um dos dois estilos de wrestling amador olímpico que proíbe golpes abaixo da cintura e privilegia derrubadas.
Ground and Pound – Tática originalmente utilizada por wrestlers consiste em levar o oponente ao chão e golpeá-lo em uma posição firme.
Guarda – 1. Posição do Jiu Jitsu que requer um lutador deitado com as suas costas no chão, controlando os movimentos do oponente e mantendo-o preso entre as suas pernas. Existem muitas variações dessa posição. 2. Termo do boxe que descreve o ato de manter ambas as mãos protegendo o rosto.
Guilhotina – Uma das finalizações mais comuns e populares, esse movimento é utilizado, algumas vezes, na posição em pé, mas mais frequentemente a partir da guarda. Ele requer que o lutador segure o pescoço inclinado do seu adversário em uma posição frontal e depois aperte firmemente o punho até forçar uma finalização.
Gancho – 1. Um soco com a mão da frente de forma circular em posição de pé. 2. Quando um lutador em uma situação clinch coloca seu braço embaixo do braço do oponente e tenta agarrar ombro ou costas para ganhar o controle da luta. Ganchos duplos permitem um maior controle do golpe. Obter um gancho estando no chão permite ao lutador levantar com mais facilidade.
Gravata peruana – Variação no estrangulamento frontal (guilhotina), esse movimento requer que o lutador fique rapidamente de pé, se abaixe e se sente antes de jogar suas pernas para cima e nas costas do seu oponente.
Guarda-X – Uma variação de guarda aberta, aqui é quando o lutador em posição de desvantagem no chão ataca a perna do adversário que está em pé com as próprias pernas, criando um 'emaranhado' e abrindo espaço para uma submissão.

H

Haymaker – Um golpe perigoso e que altera o curso das lutas.
Head e Arm Throw – Golpe do wrestling amador que requer que o lutador use a cabeça e um dos braços do seu oponente para jogá-lo de costas no chão.
Hip Toss / Arremesso de Cintura – Um golpe comum do wrestling amador que é realizado quando o lutador segura um dos braços do oponente e desliza o seu outro braço em volta das costas/cintura do adversário. O lutador então se vira e levanta o oponente contra as suas costas e direto no chão.

I


Não há entradas no glossário para I.


J

Jab – Golpe fundamental no boxe, consiste em golpear com a mão da frente em uma trajetória reta.
Jurado – Um dos três juízes neutros selecionados pela Comissão Atlética para pontuar e decidir o resultado final de uma luta que vai até o final.
Judô – Arte marcial e esporte criado no Japão por Kano Jigoro no final de 1800. Judo é um esporte olímpico que permite trabalho de chão e submissões e é conhecido por suas técnicas.

K

Katagatame – Finalização que acontece quando o lutador é estrangulado com o próprio braço de um lado e o do oponente do outro lado do seu pescoço.
Karatê – Arte marcial desenvolvida no Japão e repleta de variações, baseada em técnicas de ataque com as mãos e pés.
Kickboxing – Termo genérico para um esporte e estilo de golpes que utilizam técnica de mão e pé. Algumas formas e estilos de kickboxing incluem a utilização de joelhadas e cotoveladas também.
Kimura – Finalização similar a chave de braço e nomeado por conta do judoca japonês Masahiko Kimura, esse movimento ocorre quando o braço do oponente é isolado e pressionado contra suas costas, colocando uma grande pressão no seu ombro.
Knee Tap – Uma queda de wrestling que requer que o lutador coloque uma mão na parte de fora do joelho do oponente para evitar qualquer movimento, enquanto se dirigem para essa mesma direção.
Kung Fu – Termo generico que se refere às Artes Marciais Chinesas.

L


Não há entradas no glossário para L.


M

Meia-guarda – Posição comum no Jiu Jitsu utilizada quando a guarda completa não é possível. Se um lutador no chão não consegue obter o controle total da luta através da guarda, eles vão tentar prender apenas uma das das pernas do oponente entre as suas para completar a meia guarda.
Marteladas – O ato de um lutador atacar usando o lado do punho fechado para derrubar o oponente no chão.
Mudando de níveis – Quando um lutador move seu quadril de cima para baixo, indo até a altura da cintura ou pernas do adversário, com o objetivo de ter uma reação defensiva ou uma chance de queda.
Montada – Uma posição dominante de ataque que permite que o lutador domine o tronco do oponente a partir do topo e desfrute de um grande senso de controle.
Muay Thai – Uma arte que mistura kickboxing e ataques, o Muay-Thai, esporte nacional da Thailândia, utiliza golpes com mão, pé, joelho e cotovelo em pé.
Mata-leão – Estrangulamento comum aplicado quando um lutador segura as costas do seu oponente e usa essa posição vantajosa para aplicar um estrangulamento no ponto cego do adversário. Para finalizar o estrangulamento, o lutador muitas vezes usa as pernas do oponente ou um triangulo para reduzir as chances de perder a posição.
Meio-médio – Categoria onde os competidores pesam entre 156 libras (70.7 kg) e 170 libras (77.1 kg).

N

Nocaute – Golpe que leva o adversário a não conseguir continuar a luta e resulta uma conclusão prematura do embate.
No Contest – A resolução de uma luta que acabou de forma prematura por conta de circunstâncias imprevistas, sem vencedor no final. Um impasse.
Nocaute Técnico – Um termo utilizado para descrever a razão para o fim da luta, seja porque um árbitro, lutador ou médico determinou quem um dos oponentes é incapaz de continuar a luta em segurança.

O

Orelha de couve-flor – A calcificação da orelha causada pelo contato repetitivo durante a luta.
Octagon – A estrutura gradeada de oito lados desenvolvida especialmente para as lutas do UFC, também conhecida como octógono.
Omoplata – Uma submissão que requer que o lutador use suas pernas para isolar o braço do oponente e aplique pressão sobre o ombro. É mais obtida quando utilizando a posição de guarda.
Overhand Right/Left – Um soco em forma de arco e curvado com a mão de trás.
Overhook – Também conhecido como ‘whizzer’, um gancho é utilizado em uma situação onde os oponentes estão em pé, se segurando, e um dos dois pega o braço do adversário e enterra a sua mão sobre o seu peito ou costela e se mexe, de forma que ambos os troncos virem para a mesma direção.
Over-Under Position – Uma situação muito comum onde ambos os lutadores têm um braço em volta do corpo do oponente e o outro braço sobre o braço do adversário, às vezes apertando as mão em torno das costas para criar uma situação de golpe.

P

Pegada Gable – Nomeado a partir do legendário treinador de wrestling Dan Gable, esse movimento enfatiza palma com palma com os polegares para o lado e não entrelaçados.
Peso pesado – Categoria onde os competidores pesam de 206 libras (93.4 kg) até 265 libras (129.2 kg).
Peso meio-pesado – Categoria onde os competidores pesam de 186 libras (84.3 kg) até 205 libras (92.9 kg).
Peso leve – Categoria onde os competidores pesam de 146 libras (66.2 kg) até 155 libras (70.3 kg).
Peso médio – Categoria onde os competidores pesam de 171 libras (77,5 lg) até 185 libras (83,9 kg).
Pankration – Antigo estilo e competição olímpica gregos que reúnem algumas das mesmas técnicas e métodos as Artes Marciais Mistas de hoje.
Postura – Capacidade de manter o tronco perpendicular ao chão, especialmente útil quando se procura evitar estrangulamentos na guarda do adversário.
Puxar para a guarda – Se um lutador é incapaz de levar o seu adversário ao chão através das quedas, ele irá segurar o oponente e puxá-lo para enrolar suas pernas ao redor do seu trondo, iniciando uma guarda completa e depois procurando uma submissão ou uma posição no chão.

Q

Quimono – Termo japonês para o uniforme de treinamento utilizado por tradicionais expoentes das Artes Marciais Mistas como karate e judô. Também conhecido como GI.
Queda Single Leg – Um dos ‘takedowns’ mais comuns no wrestling, ele acontece quando o lutador agarra a perna do adversário com as duas mãos e as leva ao chão. Existem muitas variações dessa técnica particular.
Queda – Qualquer caminho pelo qual um lutador pode levar o seu adversário ao chão com uma manobra de luta.

R

Round – Período de cinco minutos onde dois lutadores competem de acordo com as regras da MMA. Lutas por título consistem em cinco rounds e lutas que não possuem disputa de título têm três rounds.
Raspagem – Em uma situação de luta, esse é o processo de manobra de uma posição desvantajosa para uma vantajosa sobre o adversário.
Regras unificadas – Conjunto de regras reconhecidas mundialmente por comissões atléticas como padrão para os atletas de Artes Marciais Mistas.

S

Soco Contragolpe – Quando um lutador evita ou bloqueia um golpe e imediatamente retorna com um soco.
Sambo – Uma arte marcial russa relativamente moderna que mistura artes de submissão e wrestling amador. Os torneios de Sambo reúnem técnicas e golpes.
Sanda – Também conhecido como ‘San Shou’, esse é um esporte moderno, similar ao kickboxing, praticado na China. Os ataques são disparados até que um dos competidores toque no chão. O esporte também incorpora uma plataforma elevada e os pontos são marcados de acordo com as vezes que o lutador tira o seu oponente da área de competição.
Shrimping – Técnica utilizada por um lutador irá olhar para o seu lado, puxar o joelho até o peito e garantir uma posição de meia-guarda.
Side Control – Algumas vezes descrito como ‘side mount’ ou ‘cross mount’, essa é uma posição que colocar o lutador em cima do torso do seu oponente e perpendicular às suas costas.
Sit-Out – Técnica de luta muito comum no ‘folkstyle’ wrestling, esse movimento ocorre quando um lutador pega as costas do seu oponente em uma posição sentada ou em pé, apenas para a posição ser revertida quando o lutador em desvantagem alcança o espaço entre as pernas do seu oponente para agarrar o joelho e trocar de posição.
South Pole – Um termo usado para descrever um competidor que luta com a mão e o pé direitos para frente e dispara um jab com a mão direita.
Sprawl – Uma técnica de defesa utilizada para evitar ser levado ao chão. O lutador joga suas pernas para trás e direciona seu peso para a parte superior do seu oponente.
Sprawl e Luta – Termo utilizado para descrever um lutador que evita ir ao chão e gostar de lutar de pé e atacar.
Superman Punch – Um ataque elaborado que começa com um chute falso que é seguido imediatamente de um soco. A dinâmica criada leva o corpo do lutador para frente, cobrindo a distância rapidamente.
Suplê – Um golpe amador de wrestling normalmente obtido através de uma posição de chave de corpo nas costas do oponente. O agressor usar a chave de corpo para levantar o seu adversário para cima e para trás para que ele caia em seu ombro.

T

Triângulo de mão – Para executar esse golpe, o braço é puxado pelo pescoço e abaixo da axila antes de ser preso no braço, impedindo o sangue de circular em ambos os lados do pescoço do oponente
Trabalho de pernas – Nas artes de luta, jogo de pé é o termo utilizado para descrever a habilidade do lutador de manter o equilíbrio e controle durante um movimento.
Tae Kwon Do – Arte marcial coreana que enfatiza a flexibilidade e os chutes altos.
TKO – A abreviação de nocaute técnico.
Triângulo – Uma submissão onde o lutador usa suas próprias pernas para isolar e apertar o pescoço e um dos braços do oponente. Normalmente realizada a partir da posição de guarda.
Turtle – O ato de prender cotovelos e joelhos no chão de forma a prevenir que o oponente acerte seus ganchos.

U

Uppercut – Um soco forte disparado de forma circular, vindo de baixo e mirando o queixo do oponente. É especialmente útil contra um oponente que se abaixa muito ou alguém baixo.

V


Não há entradas no glossário para V.


W

Wrestling estilo livre – Um dos dois estilos de wrestling amador olímpico.
Whizzer – Também conhecido como um overhook, esse movimento é feito em uma posição de clinche colocando um braço sobre o braço do oponente e enterrando a mão em seu peito ou costela. O oponente então irá para fora, então ambos os torsos ficarão de frente para o outro.
Wrestling – O termo genérico usado para qualquer uma das disciplinas de grappling que não necessariamente incorporam submissões.

X


Não há entradas no glossário para X.


Y


Não há entradas no glossário para Y.


Z


Não há entradas no glossário para Z.